2009

Complementando as descrições dos vários percursos, apresentamos o nosso "Diário de Bordo", que não é mais do que uma descrição de algumas das nossas descidas, incluindo as efectuadas em rios diferentes dos descritos neste site e participações em descidas e encontros organizados por outras entidades.

.

  22/02/2009 - Alto Mondego (P.2 em Videmonte)

A intenção era - pela "enésima" vez - "estrear" o P.1 da Ribeira do Alvôco.  Desta vez parecia quase certo, pois havia chovido bem na semana anterior e sabíamos que os rios haviam atingido níveis elevados...  Mas chegámos dois dias atrasados e o caudal já havia baixado bastante naquele primeiro percurso do Alvôco!  É que, apesar de ser o "primeiro" é relativamente largo e, por isso, só estará navegável em raras ocasiões, logo após boas chuvadas ou forte degelo.

No entanto, a jusante da Barriosa o Alvôco parecia ter um caudal razoável - sinal que havia água nos rios da região - e assim, optámos por ir espreitar o nível da água na Ribeira da Loriga, "ali mesmo ao lado" (é afluente do Alvôco).  Pareceu-me que estava com um pouco mais de água do que na última vez que a tínhamos descido (Fevereiro de 2006).  Se nessa altura, embora com pouca água, tínhamos conseguido descê-la, melhor a desceríamos agora.  E seria uma boa oportunidade para dar a conhecer esta bela ribeira aos meus (nove) kompanheiros que, excepto o Pedro Marquês (que a tinha descido comigo da outra vez), não a conheciam.  E o facto de não levar muita água até seria bom, pois alguns de nós poderiam não se sentir muito à vontade com um caudal elevado o que, nesta ribeira, significa cuidados acrescidos e exigência de um nível técnico razoável. 

.

Início da descida...

No 2º açude...

No 3º açude...

4º açude: Paulo Amado

4º açude: Juan Pablo

4º açude: Gabriela

4º açude: Henrique

Pausa para a "bucha" antes da 2ª parte do percurso.

Último resgate antes do final.

 

.

  21 + 22/03/2009 - ENCONTRO NO CEIRA

Mais um Encontro no Rio Ceira, organizado pelos nossos kompanheiros Carlos Dias e Mário Martins, com a logística centrada na aldeia do Colmeal (concelho de Góis), como é hábito neste encontro anual! Desta vez não consegui participar, mas aqui fica o report feito pelo Carlos e algumas fotos tiradas por um dos participantes, o José Luís Ferreira:

As descidas realizaram-se com pouca agua mas deu sempre para navegar e com segurança, pois muitos dos participantes eram iniciados.

O pessoal começou a chegar ao Colmeal na 6ª feira (20), tendo dormido em casa do kompanheiro Mário, e o resto chegou no Sábado. Nesse dia a descida (Colmeal - Candosa - Cabreira) começou por volta das 11h e acabou ás 16 h, com 20 embarcações e 21 elementos. Excepto uma menina estreante que saiu na Candosa, o resto decorreu com normalidade.

Por volta das 18 h fomos jantar, na Escola Primária do Colmeal, tendo o menu consistido em caldo verde e rojões à moda da região, confeccionados por uma cozinheira do Centro de Dia da terra. No final, o habitual café na tasquinha local. 

Os que ficaram para o dia seguinte dormiram outra vez na casa Mário que, com crianças, eram 17... 

Domingo decidiu-se fazer a segunda parte do mesmo percurso de Sábado (Candosa - Cabreira), apenas com 9 embarcações, pois o Carlos ainda tinha que ir acabar de fazer o almoço para 19 pessoas. A descida acabou cedo, pelas 12 h. A ementa constou de frango com esparguete "á Carlos Dias". Depois do café e das despedidas, todos regressaram a casa com mais uma missão cumprida... Até ao Ceira 2010!

 

 

.

  06/12/2009 - P.11 do Alto Mondego

Descida do P.11 do Mondego, aproveitando as primeiras chuvadas da época. Por esse facto - as chuvas começam cada vez mais tarde... - novamente não fora possível realizar qualquer encontro antes de Dezembro.

Apesar de termos levado com chuva todo (mesmo todo) o dia, o rio não levava demasiada água, embora fosse mais do que suficiente para nos divertirmos e não corrermos demasiados riscos, em especial porque alguns de nós (eu incluído) já não fazíamos uma descida há algum tempo.

Á chamada compareceram: eu, o Frederico Albuquerque, o Jojo, o Pedro Fernandes e o Sérgio Moreira. No final da descida, partilhámos um belo jantar, no restaurante que existe junto à ponte do final do percurso. Uma boa descida para finalizar 2009!

..

Jojo no "rápido da pedra"

Frederico a preparar as filmagens num rápido...

Névoa e chuva no troço final do percurso.

 

.

 

 

Voltar à PÁGINA INICIAL

Pedro Carvalho   ( tlm: 967062711  E.mail: kompanhia@clix.pt

Enviar E.Mail

Ultima actualização:  11/06/2010