2013

Complementando as descrições dos vários percursos, apresentamos o nosso "Diário de Bordo", que não é mais do que uma descrição de algumas das nossas descidas, incluindo as efectuadas em rios diferentes dos descritos neste site e participações em descidas e encontros organizados por outras entidades.

.

  16+17/02/2013 - ENCONTRO DO CEIRA

Mais uma edição do famoso "Encontro do Ceira", organizado pelos nossos kompanheiros Carlos Dias e Mário Martins que, desde 2006, contam com o incondicional apoio e carinho da população da aldeia do Colmeal, nomeadamente através da União Progressiva da Freguesia do Colmeal e da Junta de Freguesia do Colmeal.  

O caudal estava bastante razoável - menos que no encontro do ano passado, mas ainda assim, bastante bom! -, pelo que, tal como no encontro de 2012, voltámos a fazer o percurso do túnel (o "Comboio Fantasma"), que já se havia tornado famoso entre todos os participantes! No entanto, a descida continuou para além do Colmeal e acabou na Candosa, depois de todos terem passado a "Cortada"!

Ao encontro compareceram várias dezenas de participantes, a maioria "repetentes" deste evento: a malta de Tomar, a malta de Braga, entre muitos outros. Foi uma excelente oportunidade para rever caras amigas, algumas que já não se encontravam há anos!

O dia terminou com um jantar confecionado pelo Chef Carlos Dias.

Eu regressei a Lisboa ainda nesse dia, mas quem ficou para a descida do dia seguinte ficou a dormir na casa do Mário, como é habitual, e no Domingo fez-se mais uma descida.

Que venha o próximo Encontro do Ceira! 

 

Além das fotos abaixo, podem ver mais descrições, fotos e alguns vídeos realizados por participantes e acompanhantes deste Enkontro, publicados no Blog da União Progressiva da Freguesia do Colmeal:

http://upfc-colmeal-gois.blogspot.pt/2013/02/canoagem-no-ceira_18.html

http://upfc-colmeal-gois.blogspot.pt/2013/02/encontro-de-canoagem-ceira-2013.html

http://upfc-colmeal-gois.blogspot.pt/2013/02/encontro-do-ceira-2013-cortada.html

.

.

Banho de imersão!

Mário Martins

Entrada do "Comboio Fantasma"!

Uma cigarrada... 

...antes de entrar no túnel!

 

Saída do "Comboio Fantasma"...

A "Cortada"!

 

Salto na "Cortada"!

 

.

 

.

  12/08/2013 - Ascensão do COVÃO DA AMETADE

Uma estafa que eu andava com vontade de fazer há muito tempo... Já havia feito algumas tentativas, mas como sempre o havia feito a "solo", não quis arriscar e apenas tinha feito a parte inicial. Trata-se de subir desde o Covão da Ametade (no topo do vale glaciar do Zêzere, a montante de Manteigas) até ao Cântaro Magro, num percurso que tem apenas 1,5km (em projeção horizontal) mas que é muito íngreme e sem um trajeto definido. Algures por ali, nasce o Zêzere...

Desta vez, consegui "convencer" uma amigo meu, o João Paulo, que já não via há largos anos e que, tal como eu, também tem algumas raízes serranas. 

E lá nos aventuramos a fazer esta ascensão: apesar de não ser um percurso muito longo, levou-nos umas 6h a fazer, num dia extremamente quente... A subida é muito íngreme, sempre a trepar pelas pedras, sempre a puxar pelo coração e pelo pulmão... A partir de um certo ponto da subida, por muito que custe, não adianta arrependermo-nos e querer voltar para trás: a descida parece ser mais complicada que a subida, por isso, só nos resta "fugir para a frente"!... O final é numa zona de descanso numa curva da estrada, um pouco acima da Nª Srª da Estrela, esculpida na rocha.

A maioria das fotos são da autoria do João Paulo:

.

Trajeto: Covão da Ametade (início) à direita da imagem e percurso a contornar o Cântaro Magro

 Penhasco do Cântaro Magro

Perto da nascente do Zêzere...

O Cântaro Magro junto ao final do percurso.

Vista superior do percurso, visualizado a partir da estrada, no regresso.

 

.

 

Voltar à PÁGINA INICIAL

Pedro Carvalho   ( tlm: 967062711  E.mail: kompanhia@clix.pt

Enviar E.Mail

Ultima actualização:  17/02/2013